9 dicas de maquiagem para mulheres acima de 40 anos

Olá, Madames!!

Passeando pela internet me deparei com uma reportagem bem interessante da Allure, com dicas de maquiagem para mulheres maduras.

Achei legal e trago uma tradução para vocês!

1 – Escolha uma boa base com subtom amarelado.

cores de base

Com os anos, a pele fica mais fina, as linhas de expressão surgem e vermelhidões tendem a surgir na pele.

Como, então usar base sem deixar o rosto macilento ou destacar as linhas?

O primeira dica da maquiadora da revista é: escolha uma boa base. Evidentemente, “boa” não é sinônimo de “cara”, mas é importante prezar pela qualidade do cosmético. Ela sugere uma base líquida, por ter um acabamento mais leve, e com função hidratante, pois a pele tende a ressecar com os anos.

Além disso, a dica é usar bases com subtom amarelado/dourado, considerado pela revista como “as cores da juventude”, por esquentar o tom da pele e contrabalancear a vermelhidão, que é mais comum com a idade.

2 – Sobrancelhas cheias

Cara Delevingne e suas sobrancelhas.

Cara Delevingne e suas sobrancelhas.

Sobrancelhas cheias são associadas com juventude. É normal que os pelos da sobrancelha fiquem mais finos e ralos com o tempo.

Para deixar o olhar mais jovem, portanto, a orientação é preencher a sobrancelha com sombra em pó específica para a área. Se houver falhas, é necessário usar um lápis de sobrancelhas primeiro para que o pó consiga aderir melhor.

 

3 –  Blushes e brilho

Quando a gente é criança, as bochechas são sempre rosadinhas pelo alto fluxo sanguíneo no rosto. Com o tempo, a circulação de sangue nas bochechas é menos intensa, e por isso perdemos esse ar coradinho.

Por isso, cores mais vivas, principalmente rosados e pêssegos mais fortes, podem ser seus amigos, ainda que no passado parecessem cores muito fortes.

Além disso, cores brilhantes caem melhor do que amarronzados opacos, que envelhecem e dão pouco contraste com a cor da pele.

4 – Gloss

 

Outra coisa que perdemos com a idade é o volume dos lábios, devido à perda de colágeno na região.

A solução para uma aparência mais jovial, portanto, é adotar batons com efeito gloss!

Passe um batom opaco para evitar a perda de cor, e depois aplique um pouco de gloss ou batom com efeito molhado no centro dos lábios.

5 – Curve os cílios

Cílios à la Kardashian

Cílios à la Kardashian

Rímel com promessas de pestanas mais volumosas são tentadoras, mas quando os cílios já estão finos e ralos, essas máscaras só deixam o olhar mais pesado.

Experimente usar um curvex e depois aplicar rímeis com efeito alongador, para abrir e dar mais leveza ao olhar!

 

6 – Valorize as bochechas

Com a diminuição da camada natural de gordura sob a pele do rosto, as maças do rosto costumam ficar mais ressaltadas.

Ou seja: passa a acontecer naturalmente o efeito que as mulheres buscam o bronzer e contorno do rosto! Valorize isso aplicando o blush sobre todo o topo da bochecha, e não apenas sobre as maças do rosto (efeito “carão” que eu expliquei no post sobre blushes).

 

7 – Adote o primer para olhos

A flacidez dos olhos gera dois problemas pra quem gosta de maquiagem: aumenta o abafamento entre as dobrinhas, fazendo com que as cores esmaeçam, e acabam gerando acúmulo entre as linhas finas da região.

A solução para os dois problemas é a mesa: primer para sombras! Ele vai garantir que sombra se mantenha no mesmo lugar, sem perder a cor nem acumular em locais indevidos.

Como eu já comentei no post sobre primers, essa dica também é útil para manter o corretivo no lugar, sob os olhos. Experimente!

8 – Use o pó estrategicamente

aplicar pó translúcido

O pó facial tem efeito matificante. Acontece que a pele madura já perde muito do seu brilho natural, e matificar deixa de ser interessante.

Ainda assim, o pó é muito útil para dar acabamento à base e manter a maquiagem no lugar. O que fazer, então?

Use o pó estrategicamente: adote o pó translúcido, que tem acabamento muito mais leve do que o pó facial tradicional. Na hora de usar, aplique sobre a testa, nariz e queixo, evitando a região das bochechas, onde toda a luminosidade é bem vinda!

 

9 – Dispense a maquiagem na metade de baixo dos olhos.

Essa é uma dica bônus, por minha conta.

Se a sua pele já é mais madura e a flacidez ao redor dos olhos já se faz notar, evite usar maquiagem na parte inferior dos olhos: lápis preto na linha d’água, rímel nos cílios inferiores, sombra sob os cílios… isso tudo pesa o olhar.

Quando você concentra a maquiagem apenas na parte de cima dos olhos, dá um up no rosto que ajuda a construir um ar mais leve e descansado, ao invés de destacar as finas linhas da região.

Mais alguma dica de maquiagem para peles maduras??

Beijinhos,

Madame Brum

Não perca nenhuma novidade do blog!
Preencha seu nome e e-mail abaixo e receba as novas postagens diretamente em seu correio eletrônico.

4 Replies to “9 dicas de maquiagem para mulheres acima de 40 anos”

  1. Não uso batons ou gloss. Acho-me envelhecida e tenho lábios finos.
    Não entendi quanto ao conselho de evitar maquiagem na metade debaixo dos olhos: na metade ou nunca usar?

  2. Adorei as dicas, vou deixar arquivado para quando eu completar 40 anos! (Rs)

  3. Oi Therezinha!!
    Quando falo pra evitar maquiagem “da metade para baixo” dos olhos, estou falando sobre aplicar lápis sob os cílios inferiores ou rímel nesses cílios da parte de baixo. Ou seja: a ideia é evitar colocar cores pesadas sob os olhos, já que isso tende a realçar as linhas de expressão e eventuais bolsas dessa área. Um olhar mais leve ajuda a deixar todo o rosto mais leve e, consequentemente, mais descansado!
    Mas corretivos e iluminadores são muito bem vindos nessa região!
    Quanto aos batons, uma sugestão seria tentar as cores nude (ou cor de boca) com um leve brilho, como os batons com acabamento “satin” ou “frost” da MAC, que dão uma cor leve aos lábios. Se não gostar mesmo de batons, um bom hidratante labial já dá um brilho e tratamento à boca!
    Beijinhos!

Deixe uma resposta