Modinha à vista: carvão nos cosméticos

Tudo começou com uns passeios pelas farmácias Wallgreens durante a viagem a Las Vegas: percebi que havia uma certa quantidade de produtos para a pele com a cor cinza ou preta. A maioria vinha com a palavra “charcoal” escrita na frente das embalagens.

Bioré charcoal

Limpeza profunda da pele com “charcoal”, da Bioré

Já na Sephora, a vendedora mostrava entusiasticamente uma esponjinha para a pele, também cinza, produzida com o tal charcoal. 

Fiquei curiosa, perguntei o que era, testei a esponjinha mas não levei. À noite, no hotel, dei uma pesquisada rápida para descobrir o que era o tal charcoal e descobri que é… carvão!!

Pois é! A nova modinha que está invadindo as prateleiras de cosméticos lá fora envolve cuidados para a pele com produtos a base de carvão, principalmente o carvão de bambu (bamboo charcoal)!

Missha charcoal konjac

Esponja para limpeza facial (Konjac) da marca Missha, feita com carvão

Aliás, a modinha é nova na América, porque parece que na Coréia do Norte o carvão já foi incluído na rotina de cuidados com a pele há algum tempo!

Alguns estudos mostraram que o carvão tem um alto poder de absorção de impurezas, já sendo usado a um tempo para o “desenvenenamento” de diversas coisas (inclusive a água do filtro, não é mesmo?).

Carvão em pó para ser usado na lavagem de alimentos e, aparentemente, ingerido para fazer detox no organismo (eu não arriscaria sem consultar um médico)

Carvão em pó para ser usado na lavagem de alimentos e, aparentemente, ingerido para fazer detox no organismo (eu não arriscaria sem consultar um médico)

A nova aposta (e promessa) é usar os produtos a base de carvão para absorver as impurezas da pele, o que traz alguns benefícios:

– Promove a limpeza da pele;

– Diminui a oleosidade;

– Diminui a aparência de poros dilatados (exatamente por absorver as impurezas que obstruem os poros e causam a dilatação);

– Como promove a limpeza, diminui os cravos e as espinhas da pele;

– Possui, ainda, ação bactericida e cicatrizante.

Tirinhas adesivas de carvão para remoção de cravos do nariz, da Bioré.

Tirinhas adesivas de carvão para remoção de cravos do nariz, da Bioré.

A questão toda está relacionada à grande capacidade de desintoxicação da pele que o carvão tem: estima-se que charcoal consiga absorver de 100 a 200 vezes o seu peso em impurezas.

Aliás, há também produtos com carvão usados para o clareamento de dentes!! (É sério).

Escova de dentes de charcoal

Escova de dentes com carvão

E aí eu fiquei na curiosidade, mas não comprei nada pra testar. E depois de voltar ao Brasil li ainda mais algumas coisas sobre o carvãozinho mágico e só sobrou o remorso de não ter trazido nem um creminho a base de carvão para experimentar!!

sabonete charcoal

Sabonete de carvão

Mas dada a invasão de cremes pretos e cinzas nas prateleiras gringas, é questão de tempo até a modinha pegar por aqui e a gente descobrir se o carvão cumpre mesmo todas as suas promessas!

Se alguém já testou alguma coisa do tipo, por favor, compartilhe com a gente!!

Beijinhos,

Madame Brum

Não perca nenhuma novidade do blog!
Preencha seu nome e e-mail abaixo e receba as novas postagens diretamente em seu correio eletrônico.

Deixe uma resposta