Maquiagem: 3º passo – Base (como escolher sua cor)

Olá, Madames!!!

Agora que vocês já conhecem os tipos de base, os acabamentos e níveis de cobertura, já devem ter uma ideia do que se adapta melhor às suas necessidades.

Então é hora de aprender como escolher a sua cor!

Identificando seu subtom

 Poucas pessoas sabem, mas as bases não são divididas apenas pelas cores. Todas as marcas trabalham com três tipos de subtons nos quais se enquadram a cor de pele de todo mundo.

O subtom tem relação com a predominância de um tom rosado ou amarelado na pele, enquanto o tom se relaciona com o quão clara ou escura a pele é.

Você pode pensar que apenas orientais têm a pele amarelada, mas isso não é verdade! Talvez a sua dificuldade em encontrar a base perfeita esteja na identificação errada do subtom. Se sua pele for amarelada/ esverdeada e você tentar usar uma base rosada, a cor parecerá muito laranja ou escura pra sua pele, ainda que seja um tom mais claro.

Ok, mas como eu vou descobrir qual é meu subtom??

Para algumas pessoas isso é bem fácil, para outras, nem tanto.

Primeiro tenha em mente que a maioria das pessoas terá um subtom frio (rosado) ou quente (esverdeado ou amarelado). Uma minoria terá o subtom neutro, entre o quente e frio. Existem bases para os três tipos de pele!

Algumas dicas úteis são:

1) Observe as veias no seu antebraço. Se lhe parecerem azuladas, seu subtom é frio; se parecerem esverdeadas, seu subtom é quente.

2) Observe a reação da sua pele ao sol. Pessoas com subtom frio tendem a ficar vermelhas quando tomam sol, enquanto as de subtom quente ficam bronzeadas.

3) Observe sua pele no frio do inverno. Se mesmo no frio você mantém as bochechas rosadas, sua pele é fria; se você fica pálida, provavelmente seu subtom é quente.

4) Observe as cores e jóias/bijuterias que mais combinam com você. Quem tem o subtom frio costuma ficar bem com azul, rosa ou roxo, e prefere jóias prateadas. Já pessoas com subtom quente ficam mais bonitas com vermelho, amarelo ou coral, e preferem jóias douradas.

Pra facilitar, segue a colinha da Madame:

subtons de pele

Como identificar seu subtom (clique para aumentar)

Aí você lê isso tudo, olha suas veias, suas roupas, suas bijus e não consegue resolver nada. Você adora tanto brincos dourados como prateados. Suas veias do antebraço parecem verde-azuladas (ou azul-esverdeadas, sei lá). Você veste tanto azul como vermelho e se sente linda. E agora?? Bom, provavelmente seu tom de pele é neutro.

Ainda está na dúvida? Procure uma loja MAC e peça ajuda a um dos vendedores. Eles são treinados para te ajudar a encontrar o tom e subtom certos.

As bases da MAC são identificadas por letras e números. O número se refere ao tom, e as letras, ao subtom. As bases quentes terão as letras W ou NW (Warm ou Neutral Warm); as frias, C ou NC (Cool ou Neutral Cool); e as neutras, N (Neutral).

Lembrete importante: Como eu disse no post sobre cores de corretivos, é possível que o subtom da sua pele seja diferente do subtom do seu corretivo. Isso porque a cor da região dos olhos é diferente do resto do rosto.

Descobrindo o tom da sua base

Muito bem! Você descobriu o seu subtom e está pronta para escolher seu tom.

Você ainda vai ter que testar as cores na loja.

Não tem jeito, não dá pra saber sua cor sem fazer o teste. Os tons não são padronizados entre as marcas, e isso nos dá um bocado de trabalho.

Vá até a loja sem maquiagem (ou retire a maquiagem lá). Aplique um pouco da base na região do queixo e maxilar e saia para a luz natural para ver como ficou.

– “Eu vou ficar testando as cores e saindo da loja pra ver no sol o tempo todo?” 

Vai. E não se preocupe, isso é normal. Se você reparar, muita gente faz isso. Algumas pessoas vão até a loja, passam a base no rosto todo e vão passear, depois analisam a cor sob várias luzes e voltam pra comprar a que deu certo.

Isso porque a luz do interior das lojas nos engana. Só a luz natural pode nos dar a certeza de que a cor da base comprada é igual à da sua pele, e é melhor descobrir isso antes de desembolsar uma grana num vidrinho de base, né?

Outra coisa importante: não adianta testar a base no antebraço. A cor de cada parte do corpo é diferente! Se você quer saber se a base tem a mesma cor do seu rosto, tem que testar no rosto mesmo! A região do queixo e maxilar é boa para o teste pois normalmente tem menos manchas e dificilmente estará com a cor alterada pelo sol. Além disso, você consegue comparar melhor a cor da base com o seu rosto e com o pescoço, evitando comprar uma base com tom diferente do pescoço e ficando com cara de máscara.

Observe como a Alice testa a base antes de comprar:

teste de base alice

Alice ensina onde testar a base (clique para aumentar)

Fazendo isso você diminui muito o risco de errar a cor.

Comprando bases pela internet

Se sua cidade não tem Sephora nem uma loja equivalente que te permita testar as bases e você quer comprar uma pela internet, pode experimentar uma dica legal: o site “The Foundation Matrix” te ajuda a descobrir a sua cor com base nas outras bases que você já tem.

O programinha foi lançado por uma blogueira americana, Christine, do blog Temptalia, e por isso só está disponível em inglês, infelizmente. Se alguém conhecer um equivalente em português, deixe a dica nos comentários!

E com isso acabamos a parte mais difícil: encontrar sua cor de base ideal!

No próximo post vou explicar como aplicar os diferentes tipos de base.

Espero vê-los por aqui!

Beijinhos,

Madame Brum

Posts relacionados:


Não perca nenhuma novidade do blog!
Preencha seu nome e e-mail abaixo e receba as novas postagens diretamente em seu correio eletrônico.

4 Replies to “Maquiagem: 3º passo – Base (como escolher sua cor)”

  1. Adorei o post!!! Acho bem difícil escolher cor de base! Uma vendedora da Mac, na Macy’s, me contou qual era meu subtom, mas só descobri pq era o frio um tempão depois, acho que ela pensou que eu não ia entender!

  2. Eu demorei um tempão pra entender esse negócio de subtom também! Ficava olhando as veinhas do braço e não descobria se elas era verdes ou azuis! Tive que pesquisar um bocado e testar algumas bases pra descobrir que o meu subtom está entre o neutro e o quente, e por isso ficava tão difícil definir.

  3. Pingback: DICA BÔNUS! Base: comprei a cor errada, e agora? - Madame Brum

  4. Pingback: 9 dicas de maquiagem para mulheres acima de 40 anos | Madame Brum

Deixe uma resposta