Delineador em gel sem segredos!

Bom dia, Madames!

delineador em gel tutorial madame brum

No post sobre como passar batom escuro eu usei uma maquiagem nos olhos com delineador e sombras leves, que combinam super bem com cores mais vibrantes na boca.

Hoje eu vou mostrar o passo a passo de como fazer aquela maquiagem usando delineador em gel!

Como muita gente tem dificuldades com o delineador, é interessante experimentar formatos diferentes do produto, e eu considero o delineador em gel bem fácil de passar porque você pode escolher o pincel desejado. Além disso, mas chances de borrar são bem menores, porque a textura mais densa desse produto é mais fácil de controlar do que os delineadores líquidos.

Para esse tutorial eu usei o delineador em gel Fluidiline Blacktrack da MAC

Delineador em gel - fluidline MAC, cor Blacktrack

Delineador em gel – fluidline MAC, cor Blacktrack

Para esse tutorial eu usei o delineador em gel Fluidiline, na cor Blacktrack da MAC.

As sombras usadas foram todas da paleta Naked Basics, da Urban Decay.

Os demais produtos estão listados ao final do post.

Vamos começar pelo passo a passo da sombra!

Como aplicar as sombras:

tutorial delineador sombra I

1 – Primeiro, aplique um primer sobre toda a pálpebra móvel, espalhando com os dedos.

2 – Use uma sombra bege clara na pálpebra móvel, aplicada com um pincel para sombras. Eu usei a cor Foxy da paleta Naked Basics, mas você pode escolher outra sombra clarinha, em tom bege, rosado ou champagne. Pode usar também uma sombra cintilante para maior contraste.

3 – Aplique um marrom mais escuro para marcar o côncavo. Eu usei a cor Faint da Naked Basics, aplicado com o pincel E70 da Sigma, que tem as cerdas angulares. É possível aplicar também com um pincel para sombras tradicional, se preferir.

4 – Eu completei com um pouco de sombra numa cor intermediária no canto externo do olho, para suavizar o degradê de cores entre o bege da pálpebra e o marrom do côncavo. Usei apenas um pouquinho da cor Naked, também da paleta Naked Basics.

5 – Como a cor Naked é bem próxima da minha pele, usei um pouco entre o final do côncavo e a sobrancelha, para facilitar o esfumado depois, já que o primer às vezes dificulta a mistura das cores quando esfumamos.

6 – Esse é o resultado esperado das cores aplicadas. O objetivo é apenas clarear a pálpebra e destacar seu contorno, para fazer um fundo mais bonito para o delineado depois.

7 – Com um pincel redondo, esfume bem, em movimentos de vai-e-vem, evitando que as sombras fiquem muito marcadas. Eu usei o pincel E 35 da Sigma.

8 – Com um pincel lápis, aplique uma sombra mais clara no cantinho interno dos olhos. Na foto eu uso o pincel E 30 da Sigma e a cor Venus da Naked Basics.

9 – Sombras prontas! Agora vamos para o delineador!!

Como aplicar o delineador em gel

tutorial delineador em gel1 – Com as sombras já aplicadas, use um pincel chanfrado para pegar um pouco do delineador em gel de sua escolha (como eu disse, usei o Fluidline da MAC, cor Blacktrack). O meu pincel é o Angled Liner da Sephora Collection.

Com o pincel paralelo à linha dos cílios, faça um risco começando no meio do olho até o canto externo, o mais rente possível aos cílios. Comece com uma linha fina e vá engrossando até chegar na espessura desejada.

Nesse ponto, não se preocupe em fazer uma linha perfeita. Vá só até o canto externo do olho, não precisa fazer o “rabinho” ainda: um passo de cada vez!

OBS: também é possível aplicar delineador em gel com pincel para delinear, como esse, mas hoje o tutorial se baseia no pincel chanfrado mesmo.

2 – Complete o traço usando o pincel chanfrado desde o canto interno do olho até o meio, encontrando o risco feito anteriormente. Faça esse risco bem fino e engrosse mais para o meio do olho.

Faça o traço devagar, sem pressa.

3 – Pegue um pouco mais de delineador com o pincel para fazer o “rabinho” do delineado. Para o desenho “gatinho”, apoie o pincel no extremo canto externo do olho, em um ângulo que vá em direção ao final da sobrancelha, e carimbe o delineador nessa posição. Apenas encoste o pincel na pele e tire.

4 – Você terá algo parecido com essa foto.

5 – Complete o desenho emendando o traço que você já fez sobre os olhos até a ponta do risco que você carimbou no canto externo. Depois preencha esse desenho com o delineador.

6 – Para finalizar, use um iluminador opaco sob o arco da sobrancelha e espalhe com o dedo. Se necessário, preencha também a sobrancelha com um lápis próprio ou sombra da mesma cor.

7 – Aplique lápis bege na linha d’água inferior.

8 – Capriche no rímel dos cílios superiores!

PUTZ! Errei!

Mesmo com alguma experiência, é normal errar o traço de vez em quando. Fazer cada olho com um ângulo diferente, borrar o delineador ou perceber, depois de pronto, que não queria um rabinho tão grande.

Nessas horas normalmente bate o desespero, e tentamos concertar engrossando o traço. Só que isso nem sempre funciona, e dependendo do erro acabamos com um look Amy Winehouse ou invés de um delineado delicado.

Qual é o problema com o meu delineado?

Qual é o problema com o meu delineado?

Para evitar isso, quando errar não tente engrossar o traço.

Termine de fazer o delineado normalmente, e deixe para consertar o erro ao final.

Pegue um cotonete, um corretivo e um demaquilante sem óleo e siga os passos:

tutorial delineador correções

 

1 – Com um cotonete molhado em demaquilante não oleoso (não use os bifásicos), corrija os excessos do traço. Apague borrões ou pontinhas indesejadas com o cotonete.

2 – Use o corretivo para retocar a maquiagem no lugar que foi retirada. Um corretivo levemente mais claro ainda tem o bônus de destacar o traço do delineador.

3 – Espalhe o corretivo com o dedo.

Se necessário, reaplique um pouco do pó ou da sombra retirada com o demaquilante.

Et voilá!

Delineado gatinho em poucos passos!

Se quiser testar outras versões, experimente aumentar o “rabinho” ou fazê-lo em diferentes ângulos, apontando mais para cima fazendo o traço mais horizontal, para ver o que te agrada mais.

Se desejar um efeito mais dramático, engrosse mais o traço da metade para fora, fazendo uma ponta mais longa e grossa no delineado.

Experimente, teste e descubra as pequenas variações que mais te valorizam! Depois que você perder o medo do delineador não vai mais querer largar dele!

Complemente a maquiagem com um batom vermelho para um toque retrô.

Espero que tenham gostado!!

Beijinhos,

Madame Brum

Deixe uma resposta