Maquiagem para entrevista de emprego

Bom dia, Madames!!!

A pedido de uma amiga, preparei um tutorial de maquiagem coringa para usar em entrevistas de emprego e situações formais similares.

maquiagem para entrevista de emprego madame brum

Antes de fazer o tutorial dei uma lida no que os especialistas sugerem para momentos como esse, e as dicas são:

1 – Menos é mais: sua aparência não deve chamar mais atenção do que o que você tem a dizer. Você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão, e, no caso de uma entrevista de emprego, “fashion” ou “diferente” pode não ser a melhor primeira impressão a se passar. Na dúvida, é melhor pegar leve na roupa, cabelo e maquiagem, evitando que o foco do entrevistar se desvie da entrevista para o seu penteado mega elaborado, por exemplo!

2 – Primeiro você entra, depois discute os dogmas institucionais: eu já falei em outro post que não vejo motivo pra alguém deixar de usar batom vermelho no trabalho, por exemplo. Eu continuo achando isso, mas não arriscaria algo tão chamativo numa primeira entrevista. É bonito? É. Mas se existe a chance de o seu entrevistador ser uma pessoas conservadora a ponto de achar que batom vermelho não é coisa de “mulher séria” (só de escrever isso me dá nervoso), não vale a pena arriscar. Siga o clássico, opte por um batom nude, cor de boca ou rosa queimado, que são cores tradicionais e que não chamam a atenção. Depois que estiver trabalhando você pode até questionar essas besteiras, mas não vai perder a chance de emprego por causa disso.

3 – Se arrume: se, por um lado, maquiagem demais depõe contra você, maquiagem de menos também. Tome cuidado para não passar a impressão de desleixo! Uma mulher sem maquiagem nenhuma num momento desses pode passar a impressão de que não está tão interessada, ou de que é simplesmente desleixada – nenhuma das duas coisas é desejável. Por isso, analise as suas necessidades e use pelo menos o mínimo para corrigir o que pode depor contra você: corretivo nas olheiras e espinhas, pó compacto ou translúcido para evitar pele oleosa brilhando, e um batom para deixar registrado que você “se importa”. Não preciso nem dizer que cabelo sujo é inaceitável, né?

4 – “O que importa é sua cabeça, não sua aparência” – essa máxima é linda, mas não dá pra se apoiar nela. O mundo não é justo, e há chances de o entrevistador nem prestar atenção no que você tem a dizer se sua aparência inicial não passar um mínimo de confiança e respeito. Nesse momento é importante dançar conforma a música, e se a música manda você se arrumar, se arrume!! Depois você pode tentar trocar o disco, se quiser.


Pois bem. Baseado nisso, vamos fazer uma maquiagem bem fácil, baseada na maquiagem mais fácil do mundo que eu postei dias atrás.

A primeira coisa que você precisará fazer é corrigir a sua pele: passe corretivo em todas as manchas, olheiras e espinhas para uniformizar as cores. Dê atenção especial às olheiras para não chegar para a entrevista com cara de cansada!

Para a pele, use uma base leve ou média, um BB Cream ou uma base em pó. Evite bases pesadas que deixam um aspecto pesado na pele.

Se sua pele for oleosa ou estiver calor, use o pó translúcido para evitar uma testa brilhando.

Quanto à maquiagem, o segredo é usar cores neutras e opacas. Deixe sua sombra azul e o blush brilhoso pra outra hora!

make entrevista emprego

1 – use uma sombra clara e opaca em toda a pálpebra. Eu usei a Foxy da paleta Naked Basics da Urban Decay.

2 – Aplique um pouco de marrom opaco sobre o côncavo. Lembre-se que para aplicar uma sombra você deve depositá-la com o pincel onde quer que ela fique, e não esfregar o pincel.

3 – Com um pincel fofo, esfume fazendo movimentos leves de vai-e-vem sobre o côncavo. Assim as sombras não ficarão marcadas e as cores ficam mais leves e naturais.

4 – Use um lápis preto ou marrom rente aos cílios superiores, afinando no canto interno dos olhos. Não faça o traço muito grosso, para não ficar com o olhar pesado. Esse risco não precisa ser muito preciso.

5 – Com um pincel de cerdas curtas e firmes, ou com um cotonete, “borre” o lápis fazendo movimentos de vai-e-vem na mesma direção em que ele foi passado. A ideia é esfumar o lápis, assim como nesse tutorial. Por mais que um delineador preto seja bonito, se você errar o traço pode ficar estressada com a maquiagem. Nesse momento é melhor fazer  algo fácil e confortável, para evitar nervosismos desnecessários.

6 – O resultado deve ficar algo parecido com isso.

7 – Aplique um pouco de delineador em gel na linha d’água, da metade pra fora do olho. Não contorne a linha d’água inteira para não ficar tão pesado, e NÃO USE LÁPIS na linha d’água, a menos que você tenha certeza de que ele não escorre. Maquiagem borrada não vai te ajudar em nada nessas horas!

8 – Aplique duas ou três camadas de rímel. Não exagere demais, e não use cílios postiços. Como eu já disse, menos é mais.

9 – Preencha a sobrancelha com um lápis ou sombra adequada. Tome muito cuidado para não deixar a sobrancelha escura demais ou desenhada demais – isso chama a atenção de uma forma muito negativa, além de ser simplesmente feio.

make entrevista de emprego 2Truque para iluminar o olhar e destacar o desenho da sobrancelha sem desenhar demais:

Use um iluminador opaco ou corretivo mais claro que a sua pele para fazer o contorno da sobrancelha na parte superior e inferior, iluminando o supercílio. Com o mesmo corretivo/iluminador, faça um traço saindo do canto externo da parte de baixo do seu olho, e prolongue esse traço até encontrar o iluminador passado sob a sobrancelha, como na foto.

Dê batidinhas com o dedo ou com uma esponjinha para esfumar a cor e deixá-la misturada à sua pele.

passando blushEscolha um blush discreto, sem brilho. Eu optei por um pêssego da MAC (cor Peaches). Aplique mordendo o canto interno das bochechas e passando o produto sobre a parte saliente da bochecha (veja as formas de aplicar o blush aqui). Passe pouquinho para não exagerar na cor.

passando batom Kinda Sexy

Use um batom mate ou cremoso, com cor clara discreta. Não use gloss, já que ele pode derreter, grudar do cabelo e coisas do tipo. Também não use aquelas cores que dão um efeito de “pomada” aos lábios, como o famoso Snob, da MAC – esse efeito não combina com ambientes formais.

Na foto eu estou passando a cor Kinda Sexy, da MAC.

Prontinho! Maquiagem leve e não comprometedora para uma entrevista de emprego.

entrevista de emprego madame brum

A vantagem dessa maquiagem é que também fica boa com óculos:

maquiagem entrevista emprego madame brum óculos

Agora vai lá e arrasa!!!

Beijinhos,

Madame Brum

 

Não perca nenhuma novidade do blog!
Preencha seu nome e e-mail abaixo e receba as novas postagens diretamente em seu correio eletrônico.

2 Replies to “Maquiagem para entrevista de emprego”

  1. Ficou bem clean, marrom e sombra opaca é tudo pra um look sério. ..

  2. Essa é a aposta! Ficar mais bonita sem chamar a atenção para a maquiagem! =)

Deixe uma resposta