Maquiagem: 3º passo alternativo – BB Cream (e CC Cream, DD Cream…)

Bom dia, Madames!!!

Depois de explicar sobre protetor solar, primer e base (tipos, cores, como escolher, como aplicar e o que fazer com a cor errada), vou dar uma dica: os BB Creams são tudo isso junto, mais alguma coisa!

Às vezes dá uma preguiça enooorme de ter que passar tanta coisa, não é?

A indústria de cosméticos percebeu isso e desenvolveu um produtinho multifuncional!

 

BB Cream: 4 produtos em 1!

BB Cream: 4 produtos em 1!

BB Cream

BB Cream significa “Blemish Balm” (bálsamo para manchas ou bálsamo para defeitos). Também pode significar “Beauty Balm” (bálsamo de beleza). Gosto mais da segunda versão!

Eles exercem as funções de primer, hidratante, protetor solar e base de cobertura leve, tudo num produto só!

As bases com protetor solar já existem há algum tempo, mas a novidade aqui foi adicionar as funções de primer e hidratante e economizar ainda mais tempo na rotina de beleza das madames!

Como dito, os BB Creams têm cor, mas a cobertura é bem leve. Por isso o acabamento até serve para o dia a dia, mas não vai esconder as manchas mais incômodas, olheiras ou espinhas inflamadas.

CC Cream

Como tudo que faz sucesso tem continuação, surgiram os CC Creams e os DD Creams, na esteira da febre que foram os BB Creams quando lançados.

CC Cream significa “Color Control”, ou seja, controle de cor. Os CC Creams nada mais são BB Creams com um tratamento associado, ou seja: exercem a função de primer, hidratante, protetor solar, base e mais alguma coisa. Essa “alguma coisa” pode ser um agente antioxidante para prevenir o envelhecimento da pele, um creme anti-idade, um agente clareador ou outra coisa.

DD Cream

DD Cream significa “Daily Defense”, ou, em português, defesa diária. Eles concentram as funções dos BB Creams, podem ter alguma das funções extras dos CC Creams e além disso, atuam como auto bronzeadores.

Essas são as funções ordinárias desses creminhos. Como vocês vão perceber, o nome não tem tanta relação com a função (o que defesa diária tem a ver com auto bronzeador?), e por isso as marcas misturam um pouco as funcionalidades entre eles.

A grande maioria vai ter, no mínimo, cor, protetor solar e hidratante.

O importante é ler a embalagem e ver quais são as propostas de cada produto.

Forma de aplicação

Esses cremes costumam ser bem fluídos, sendo fáceis de aplicar com as mãos, da mesma forma que você faria com seu hidratante ou protetor solar.

Passe do centro do rosto (nariz, testa e queixo) para as extremidades, espalhando bem.

Você também pode usar os pincéis de base ou duo-fiber para a aplicação, ou mesmo um esponjinha, como expliquei no post sobre como aplicar a base.

Como a cobertura é leve, todas as formas de aplicação terão um resultado semelhante, é só escolher sua favorita.

As vantagens dos BB Creams (e derivados)

Por juntarem tantas funções em um produto só, os BB Creams têm suas (grandes) vantagens:

  1. Diminuem a preguiça de ter que passar um monte de produtos no rosto todas as manhãs.
  2. São rápidos de aplicar.
  3. Evitam que você esqueça do protetor solar ou do hidratante no dia a dia.
  4. É sempre mais barato comprar um BB Cream do que um protetor + um primer + uma base + um hidratante facial.
  5. A cobertura é leve e fica sempre natural para o dia a dia.

 

As desvantagens dos BB Creams (e derivados)

Nem tudo é um mar de rosas. Eu mesma, até hoje, não encontrei um BB Cream que eu ame, mesmo tendo tantas vantagens associadas a eles! E o motivo é bem simples: eu já acho difícil encontrar a base ideal e o hidratante ideal. Achar um produto com função de base na medida que eu quero e poder hidratante no nível que eu gosto ao mesmo tempo é uma missão quase impossível!

Talvez eu seja muito chata (e sou mesmo), mas não é qualquer base que serve pra mim, nem qualquer hidratante. Aliás, nem qualquer protetor solar ou primer!

Eu misturo marcas, níveis de cobertura e acabamentos para chegar no resultado que quero. Vivo preocupada com o fator oil-free dos produtos porque tenho a pele oleosa. Se usar um hidratante um pouco mais pesado do que o normal, minha pele fica muito brilhosa, com sensação pesada.

Em resumo, as desvantagens do BB Cream são:

  1. Ser multifucional (seu maior trunfo é também seu maior defeito).
  2. Ter baixa cobertura, o que não dispensa uma base ou pó-base para pessoas com a pele mais manchada.

Ou seja: o dia que eu encontrar um produto com a cor, cobertura, nível de proteção solar, hidratação, fixação e controle de oleosidade ideais, vou achar o máximo. Mas ainda não achei.

– “Então eu não vou encontrar um BB Cream que me agrade?”

Eu nunca diria isso!

Os BB Creams são um sucesso no mundo dos cosméticos desde que foram lançados! E isso tem um motivo: muitas pessoas encontram seu creminho milagroso ideal.

Como eu não tinha nenhuma indicação de produto para dar, pedi ajuda às universitárias (minhas amigas madames) para que elas me dissessem quais eram seus BB Creams favoritos!

Segue a listinha:

Shiseido Perfect Hydrating BB Cream

 

BB Cream perfect hydratating Shiseido - imagem de divulgação

BB Cream perfect hydratating Shiseido – imagem de divulgação

Esse quem testou fui eu. O BB Cream Shiseido tem cobertura leve, é hidratante, tem FPS +30, é indicado para peles sensíveis… mas não me conquistou. Só tem duas opções de cores, e a mais clara ainda fica meio laranja pra mim. Além disso, o acabamento é melosinho, o que me leva a passar pelo menos um pó por cima. Ou seja: perdeu a praticidade prometida, né? Mas imagino que para peles menos oleosas seja muito bom.

Dica da Renata: P+P BB Beauty Balm SPF 35

 

BB Cream MAC - imagem de divulgação

BB Cream MAC – imagem de divulgação

A Renata adora o BB cream da MAC e diz que usa com muita frequência!

Ela tem pele normal, e o nível de hidratação não a incomoda. Como ela mesma disse: dá pra passar correndo antes de sair de casa que não fica com o rosto manchado!

A MAC sempre tem algumas vantagens, mas a principal é a variedade de cores: nunca vi um BB cream com tantas opções de cores!

A descrição oficial do produto diz que se trata de um primer que aperfeiçoa o tom da pele, protege, uniformiza e ilumina. Tem proteção solar FPS +35.

Dica da Vanessa: BB Cream Dermage

BB cream dermage - imagem de divulgação

BB cream dermage – imagem de divulgação

Já a Vanessa afirma que só se entendeu com o BB Cream da Dermage. Segundo as informações oficiais, esse é o primeiro BB Cream desenvolvido especialmente para a mulher brasileira, pois tem proteção UVA e UVB, e além de proteger, hidrata, controla a oleosidade, previne sinais da idade e clareia a pele. Possui ainda um complexo antioxidade (e que poderia até enquadrar o produto como um CC cream, em tese).

Um detalhe que me chamou a atenção foi a promessa de efeito mate e textura extra seca, além de ser indicado para peles sensíveis!

Fiquei com vontade testar =)

Dani

 

Dica da Dani: Super+ Beblesh Balm Skin79

 

 

BB Cream Super Plus Hot Pink - Skin79

Super+ Beblesh Balm Skin 79 – imagem de divulgação

Eu não sei o que seria “beblesh”, mas a Dani fez uma avaliação ótima desse BB Cream! Ela tem a pele mista e se entendeu com esse creminho coreano da Skin79. Comentou que a mãe dela também gosta desse BB Cream, mesmo tendo a pele madura. Pontos a favor, né?

Na descrição diz que tem proteção UVA e UVB com FPS +25, hidrata, uniformiza e clareia a pele, ajuda na redução de manchas, espinhas e imperfeições, controla a oleosidade e disfarça poros dilatados.

Não encontrei onde vende no Brasil, por isso não coloquei nenhum link =(

Patrícia: BB Cream Age Defense Clinique

BB Cream Clinique - imagem de divulgação

BB Cream Clinique – imagem de divulgação

Por fim, a Patrícia indicou o Age Defense da Clinique. Ela tem pele mista e se entendeu com esse produto por achar o toque sequinho.

Ele promete FPS +30, antioxidantes para prevenção do envelhecimento da pele e cobertura suficiente para cobrir qualquer imperfeição. Apesar disso, a Patrícia afirma que a cobertura não é tão alta assim, e algumas manchinhas continuam visíveis. Por outro lado, o resultado é super natural!

A descrição promete ainda acabamento mate e natural! Não fala nada sobre hidratação. É bom lembrar que a Clinique é sempre preocupada com peles sensíveis e alérgicas, então pode ser boa opção para quem tem dificuldades com outras marcas.

 

Em resumo: eu ainda não encontrei um BB cream pra chamar de meu, mas isso não quer dizer que ele não exista! Já fiquei com vontade testar o da Dermage e o da Skin79, que eu não conhecia!

Se você tem algum BB Cream adorado, dê a dica pra gente nos comentários!!

Beijinhos,

Madame Brum

Posts relacionados


 

Não perca nenhuma novidade do blog!
Preencha seu nome e e-mail abaixo e receba as novas postagens diretamente em seu correio eletrônico.

3 Replies to “Maquiagem: 3º passo alternativo – BB Cream (e CC Cream, DD Cream…)”

  1. Obrigada, Nara, pelas explicações do BB Cream. Eu sempre ouvia falar, mas não entendia muito bem o que era. Acho que vou tentar o da Dermage! Beijinhos.

  2. Não se esqueça de testar na loja antes de comprar, pra ter certeza de que a textura é do seu agrado. Algumas coisas reagem de forma muito diferente de acordo com a pele de cada um!
    Beijinhos!

  3. Pingback: Tutorial: maquiagem mais fácil do mundo! | Madame Brum

Deixe uma resposta