Maquiagem: 2º passo – corretivo (parte 2)

Oi Madames!

Dando continuidade ao tema “corretivos” que iniciamos no post anterior (clique aqui para ler) vamos para uma parte que gera muitas dúvidas: como aplicar!

 

3) Como aplicar corretivo: aplicadores.

Alguns produtos já vem com aplicadores próprios, como esponjinhas ou pincéis, mas a maioria depende de um acessório extra para aplicar e espalhar o produto. Há quatro formas de fazer isso:

 

a) Aplicando com os dedos

Sim, o acessório mais prático (e muito eficiente) é o seu dedo médio.

Obviamente é importante estar com as mãos limpas, pois não faz sentido lavar o rosto antes de se maquiar e depois aplicar a maquiagem com os dedos sujos ou suados (eca!).

Os dedos espalham muito bem o corretivo no rosto, garantindo um acabamento natural. O calor do corpo também ajuda na aplicação e fixação da maquiagem. Além disso, você evita ter que comprar (ou carregar) mais um item pra sua bolsinha de maquiagem.

Duas coisas são importantes quando você for aplicar um corretivo com os dedos: não fazer força e não esfregar o produto no rosto! Pra isso, basta usar o dedo médio, ao invés do indicador (pois esse dedo costuma ser um pouco mais fraco) e aplicar dando leves batidinhas na região dos olhos. Isso porque quando esfregamos o corretivo ou qualquer outro produto no rosto, a tendência é que ele fique manchado, com maior concentração de cor no final da área “esfregada”.

 

 b) Aplicando com pincel

pincel corretivo

pincel para corretivo

 

O pincel para corretivo tem as cerdas achatadas e firmes.

Assim como no caso dos dedos, é essencial que o pincel esteja limpo e que você evite esfregá-lo no rosto com movimentos de vassoura. De forma geral, toda a maquiagem deve ser depositada no rosto, nunca esfregada.

O pincel tem uma vantagem higiênica, principalmente quando uma pessoa vai fazer a maquiagem de outra. Maquiadores profissionais costumam usar pincéis ao invés de, literalmente, ficar colocando o dedo na sua cara.

 

 c) Aplicando com esponjinhas

esponja

Esponjinha da MAC (foto do site www.sephora.com.br)

 

O acabamento das esponjinhas também costuma ficar muito bom.

As esponjinhas de maquiagem são encontradas em lojas de cosméticos. Basta pegar um pouco do corretivo com a ponta da esponja e ir pressionando sobre a área que você quer cobrir.

 

d) Aplicando com Beauty Blender

beauty blender

Beauty Blender

Na realidade, a Beauty Blender é um tipo de esponjinha: num primeiro momento parece apenas uma esponja rosa com formato de ovo. Mesmo assim, eu acho que o acabamento e precisão desse ovinho são bem melhores do que as outras esponjinhas que já testei.

Não sei o motivo disso, mas ela propicia o acabamento mais natural entre as formas de aplicação, principalmente para corretivos líquidos!

O procedimento para aplicar o corretivo é idêntico ao das enponjas tradicionais: pegar o produto com a pontinha e ir pressionando sobre o rosto.

 

Como podem ver, a forma de aplicar o corretivo é muito similar, qualquer que seja o material usado. O importante é evitar o acúmulo de produto em alguns pontos, evitando uma maquiagem carregada demais.

 


Dito isso, a próxima coisa que você tem que saber é ONDE usar o corretivo!

4) Onde aplicar corretivos

Quando o objetivo é cobrir manchas ou tatuagens, nada mais natural do que usar o corretivo sobre a mancha ou tatuagem em questão! Aplique um pouco além da área necessária para conseguir espalhar bem o produto e obter uma transição natural entre a área com corretivo e a pele nua.

Se você quiser disfarçar espinhas, aplique um pouco do corretivo sobre a área vermelha pressionando o dedo/ pincel/ esponja delicadamente para não machucar a região e permitir que o produto fique depositado no local.

Não adianta aplicar muito corretivo tentando esconder a acne! A vermelhidão pode sumi, mas o volume não vai ser reduzido com cosméticos.

Finalmente, se quiser usar o corretivo para cobrir olheiras, aplique no canto interno do olho e espalhe por toda a região sob os olhos e pela pálpebra: é comum que as pálpebras fiquem escuras quando estamos com olheiras.

Tome cuidado para não usar muito produto, pois o acúmulo de corretivo nas dobrinhas ao redor dos olhos ressalta esses vincos e envelhece o olhar.

 


 

DICA BÔNUS 1:

Se o seu corretivo não tem boa fixação, perdendo o poder de cobertura ao longo do dia, experimente passar um pouco de primer para olhos (post em breve sobre o produto) antes de aplicar o corretivo. Ele ajudará a fixar o corretivo no lugar, aumentando sua duração e evitando que escorra para os vincos sob os olhos.

 


DICA BÔNUS 2:

Se você comprou um corretivo claro demais, não se desespere nem jogue o produto fora! Use-o como iluminador sem brilho, desenhando um “C” na região das têmporas e um triângulo sob os olhos. Não leve o corretivo claro até o limite com os olhos, pois o contraste fará você parecer doente. No desenho abaixo a Alice, minha modelo-assistente, mostra como fazer (não viu a apresentação da Madame Alice? Clique aqui para conhecê-la!).

Alice corretivo iluminador

Usando corretivo claro como iluminador (1)

 

Outras regiões que podem ser iluminadas são a ponte do nariz, o queixo (se você achar seu queixo pequeno) e o centro da testa, assim:

Alice corretivo iluminador

Corretivo claro usado como iluminador (2)

Outra utilidade para o corretivo mais claro é usar um pouquinho (bem pouquinho) no canto interno dos olhos, iluminando um pouco mais a região que costuma ficar mais escura com as olheiras. Você pode também aplicar um pouco sob o arco das sobrancelhas, ressaltando o desenho delas:

alice corretivo iluminador

Corretivo claro usado como iluminador (3)

Em qualquer hipótese, não esqueça de espalhar bem para que a região não fique marcada! Lembre-se que numa maquiagem de pele bem feita nada deve ficar muito desenhado ou marcado.

 

Por enquanto é isso, Madames!

Em breve falarei sobre as cores dos corretivos e como usar corretivos coloridos a seu favor!

Beijinhos,

Madame Brum

 


Posts relacionados:


Posts relacionados:


 

Não perca nenhuma novidade do blog!
Preencha seu nome e e-mail abaixo e receba as novas postagens diretamente em seu correio eletrônico.

3 Replies to “Maquiagem: 2º passo – corretivo (parte 2)”

  1. Sou péssima nesse assunto, e tenho curtido suas dicas!! Já começarei a por em pratica!!
    Bjos

  2. Que bom, Paula!!! É uma delícia saber que o blog está sendo útil!
    Se quiser ver um assunto específico tratado por aqui, é só dar a dica =)
    Beijinhos!

  3. Pingback: Maquiagem: 2º passo – corretivo (escolhendo suas cores) - Madame Brum

Deixe uma resposta