Maquiagem: 2º passo – corretivo (escolhendo suas cores)

Muito bem, Madames!

Vocês já conhecem agora os tipos de corretivos.

Vocês já sabem como aplicar os corretivos.

Mas ainda não expliquei como escolher a cor  do seu corretivo!

É hora de acabar com essa dúvida!

Escolhendo sua cor de corretivo

A primeira coisa que você precisa saber sobre a escolha do corretivo é: você vai ter que experimentar várias cores na loja antes de achar o produto que você vai levar para casa. Ou seja: vá com tempo e com a cara lavada (ou tire a maquiagem na loja, quase sempre tem um pouco de demaquilante perto dos produtos para teste).

Para o dia a dia o ideal é encontrar um corretivo que se ajuste à cor da sua pele na região dos olhos.

Observe que essa área pode ter um tom e subtom diferentes dos do resto do rosto – é comum que pessoas com olheiras azuladas fiquem melhor com corretivos de subtom quente, como o salmão, ainda que sua pele tenha um subtom frio (vou explicar a questão dos subtons de pele num futuro post sobre bases, não perca!).

A melhor forma para escolher a cor do corretivo é aplicá-lo ao redor de todo o olho, inclusive nas pálpebras, e checar o resultado sob a luz do sol.

Se o tom estiver muito claro, dará um aspecto de inchaço aos olhos, ou parecerá que você está doente. É o chamado efeito “panda invertido”.

Se o tom estiver muito escuro, irá ressaltar as olheiras.

panda invertido

efeito “panda invertido”

Tome cuidado, pois às vezes uma determinada marca não possui um tom ideal para você! Por melhor que seja o corretivo, não adianta gastar dinheiro com a cor errada (se você comprou um corretivo claro demais, confira nesse post como fazer melhor proveito do produto!).

Corretivos coloridos: usando a roda de cores a seu favor!

Há algumas opções no mercado de corretivos coloridos, que servem para neutralizar algumas manchas que talvez você não consiga cobrir com o corretivo comum.

Corretivos coloridos Contem 1g - imagens de divulgação

Corretivos coloridos Contem 1g – imagens de divulgação

É um pouco estranho entrar em uma loja pra comprar um corretivo verde e achar que isso vai disfarçar melhor sua espinha, mas acredite no poder das cores complementares!

breve divagação sobre o estudo das cores •

Eu sempre gostei de desenhar e pintar, e quando fiz oito anos meus pais me colocaram num curso de pintura a óleo.

Eu era a única criança do curso inteiro, mas isso nunca impediu meu professor (“tio” Arlindo) de me explicar pacientemente as teorias das cores e o uso das tintas.

Quando ele me mostrou o “círculo de cores” eu não imaginei que um dia iria usar isso para fazer maquiagem!

Circulo de cores

Círculo de cores

Veja bem: as cores primárias ciano, magenta e amarelo (alguns livros simplificam apontando as cores azul, vermelho e amarelo) misturadas entre si formam as cores secundárias (violeta, laranja e verde), e da mistura de cada cor secundária com uma primária formam-se as terciárias, e por aí vai.

Talvez você se lembre de ter estudado na escola sobre como a mistura das cores primárias resultava na cor branca (quem nunca fez um peão de papel com as três cores e colocou pra girar só pra ver as cores sumirem?).

Essa mesma filosofia é usada na neutralização de cores indesejadas na maquiagem: se você tem uma mancha vermelha, como uma espinha, cobri-la com as cores azul e amarela trarão um resultado esbranquiçado e sumindo com a vermelhidão. Para ser mais prático, basta usar a cor verde (azul+amarelo = verde). Ou seja: você neutraliza uma cor com a mistura das duas cores primárias restantes, que resultam na cor complementar à que vai ser neutralizada.

E é por isso que as cores complementares são suas amigas!

parei de divagar •

Voltando aos corretivos: quer dizer que eu preciso ter uma coleção do cores bizarras à disposição para sumir com as manchinhas desagradáveis do meu rosto??

Felizmente a maquiagem é uma arte mais prática do que a pintura a óleo e você pode ser muito mais objetiva na escolha das cores.

Basicamente, cada vez que você precisar neutralizar uma mancha você deve procurar no círculo qual é a cor diametralmente oposta à que você quer disfarçar. Acompanhe as setas no círculo de cor:

Observe as cores opostas no círculo para ver quais se neutralizam.

Observe as cores opostas no círculo para ver quais se neutralizam.

 Está ficando mais fácil, né? Se você tiver uma mancha vermelha, precisará de um corretivo verde. Para manchas roxas, use corretivos amarelados. E o mesmo se aplica a todas as outras cores!

Dificilmente você terá uma mancha verde no seu rosto, por exemplo. Na realidade as cores mais comuns que queremos cobrir são as vermelhidões causadas por espinhas ou alergias e as olheiras, que podem ser amarronzadas ou arroxeadas, dependendo de cada pessoa.

No primeiro caso você precisaria de um corretivo verde, e no segundo, um corretivo amarelo/ amarelado ou salmão/avermelhado.

Basta aplicar o corretivo colorido e prosseguir com o resto da maquiagem normalmente! Se o resultado ficar muito esbranquiçado, aplique um pouco do seu corretivo normal para finalizar, ou complete a maquiagem com base ou pó compacto.

Ainda está confuso???

É só olhar a colinha da Madame Brum:

Corretivos coloridos - utilidade

Corretivos coloridos – utilidade

Agora não tem erro, né?

Eu gosto de chamar a atenção para a questão das olheiras arroxeadas ou amarronzadas. Eu passei anos comprando corretivos errados porque achava que toda olheira era roxa e todo corretivo tinha um tom amarelado!

A minha maquiagem melhorou muito quando descobri que existem corretivos salmão e que minhas olheiras, marrons, ficavam melhor disfarçadas por eles.

Ou seja: mesmo se não estiver comprando corretivos coloridos, preste atenção no subtom (amarelo ou vermelho) que mais lhe convém!

Se estiver em dúvida, teste!

 

Acabamos (finalmente) as dicas sobre corretivos.

Se sentiram falta de alguma coisa ou ainda têm dúvidas, deixe um comentário!!

Beijinhos,

Madame Brum

Não perca nenhuma novidade do blog!
Preencha seu nome e e-mail abaixo e receba as novas postagens diretamente em seu correio eletrônico.

3 Replies to “Maquiagem: 2º passo – corretivo (escolhendo suas cores)”

  1. Pingback: Maquiagem: 3º passo - Base (como escolher sua cor) - Madame Brum

  2. Pingback: Maquiagem: 3º passo - Base (como aplicar) - Madame Brum

  3. Pingback: Pele perfeita com os corretivos certos | Madame Brum

Deixe uma resposta