Os segredos do pó translúcido

Muito bem, Madames!

Vocês já prepararam uma pele perfeita, desde o protetor solar / primer, passando pelo corretivo, base, blush, bronzer finalizando com o iluminador.

Pó translúcido HD Make Up For Ever

Pó translúcido HD Make Up For Ever

Mas tem um segredo importantíssimo para garantir que tudo isso continue no lugar mesmo depois de horas de festa ou de um dia quente: o pó translúcido!

Eu, que tenho a pele oleosa e comecei a usar maquiagem no calor do Rio de Janeiro, não consigo nem lembrar como eu tolerava usar base em dias quentes sem usar o esses pós para o acabamento!

O pó translúcido tem as funções de fixar a maquiagem no lugar e de conter a oleosidade.

Sabe como muita gente gosta de passar pó por cima da base para “assentar” a maquiagem e evitar o efeito meloso, além de tirar o brilho? Pois é. O pó translúcido serve para fazer isso, mas sem comprometer a cor da sua maquiagem, já que ele é transparente.

Ou seja: use pó translúcido se:

– Você quiser que sua maquiagem dure por mais tempo;

– Estiver muito quente, para evitar que derreta;

– Você tiver a pele oleosa;

– Sua base tiver acabamento levemente meloso e isso te incomode;

– Você quiser acabamento mate para a sua make;

– Todas as anteriores juntas!

Em resumo: pó translúcido é tudo o que eu precisava e não sabia, e desde que descobri não consigo mais viver sem.

Siga as dicas para se apaixonar também, e para não cair em armadilhas!

Tipos e marcas

Acho que é meio óbvio dizer que pó translúcido é um pó, né??

Mas ele pode ser encontrado no tipo pó solto ou pó compacto.

Pó solto (à esquerda) e pó compacto (à direita).

Pó solto (à esquerda) e pó compacto (à direita).

Em qualquer hipótese a forma de aplicação é exatamente a mesma, muda apenas a embalagem.

Eu uso há tempos o pó HD High Definition da Make Up For Ever. Ele foi desenvolvido especialmente para fotos em HD, mas é ótimo para o dia a dia.

A MAC tem o Prep+Prime transparent finishing powder, que é a mesma coisa. Já testei também e achei o resultado bem parecido com o HD da M.U.F.E.

Diversas outras marcas já lançaram esse produto também, com os nomes de pó transparente, pó translúcido ou pó matificante. É a mesma coisa.

Como aplicar pó translúcido

A aplicação é muito simples.

aplicar pó translúcido

Use o maior pincel de pó que você tiver (aquele Kabuki bem grandão), pegue um pouco do pó e espalhe por cima de toda a maquiagem, em movimentos rápidos, circulares e leves.

Não force o pincel contra o rosto para não tirar a maquiagem de baixo.

Importantíssimo:

Algumas pessoas têm horror do pó translúcido, mas é porque já cometeram um erro primário: exagerar no pó.

Não é porque você não consegue vê-lo a olho nu que você pode aplicar quanto pó quiser. Por quê? Porque ele reflete nas fotos com flash.

Tipo assim:

pós translúcido com e sem flash

Pó translúcido em excesso: foto com flash (esquerda) e sem flash) direita)

Nessa foto eu exagerei de propósito no pó translúcido e usei o flash, para mostrar o resultado pra vocês. O rosto ficou super branco e alguns pontos ficaram fantasmagóricos – e o incrível é que, sem o flash, não dá pra ver nada disso!

Agora imagine isso numa foto de festa, formatura ou casamento – um pesadelo!!

Por isso, lembre-se: passe pouco pó!! Só o suficiente para matificar um pouco o rosto e tirar o toque “meladinho” de algumas bases.

Se estiver em dúvida se exagerou, tire uma foto com flash antes de sair de casa e confira. Em caso de excesso, é só passar um pincel grande e limpo por todo o rosto, em movimentos circulares, leves e rápidos, para amenizar a cobertura.

Você pode aplicar depois que a maquiagem estiver toda pronta, inclusive os olhos, ou apenas sobre a pele. Eu costumo passar antes de maquiar os olhos porque fica mais fácil limpar eventuais pózinho de sombra que tenham caído fora do lugar.

(Sim, eu sei que muita gente prefere maquiar os olhos antes de fazer a pele, mas eu sempre preparo a pele primeiro, acho mais fácil).

Recapitulando: seja livre para se apaixonar pelo pó transparente e se livrar da pele melosa ou brilhosa, mantendo uma maquiagem digna apesar de qualquer calor. Mas lembre-se: use com moderação, principalmente à noite!

E, finalmente, posso dizer: PARABÉNS!! Sua pele está pronta!!

A partir de agora, qualquer maquiagem que você fizer vai ficar mais bonita, porque o rosto já está preparado para receber as cores da maquiagem e compor um conjunto perfeito.

Em breve trarei posts sobre sombras, primers de olhos, lápis, delineadores, batons,  rímeis…. e mais algumas coisinhas!

Se estão gostando, não se esqueça de assinar a lista de emails para receber todas as novidades, ou curta a página do facebook para não perder nenhum post.

Beijinhos,

Madame Brum

 

 Posts relacionados:


Não perca nenhuma novidade do blog!
Preencha seu nome e e-mail abaixo e receba as novas postagens diretamente em seu correio eletrônico.

 

5 Replies to “Os segredos do pó translúcido”

  1. Hahahahahahaha!
    Já me peguei traída pelo combo pó+flash também! O teste da foto antes de sair de casa evita o susto quando vai ver as fotos do evento depois, né?
    E o pior é que até maquiador profissional comete esse erro de vez em quando. Já checou os red carpets? Às vezes até as famosas são vítimas do excesso!

  2. Pingback: Necessaire: maquiagens essenciais para levar numa viagem | Madame Brum

Deixe uma resposta