Praga: ponte Carlos

Olá, Madames e Monsieurs!!

No post anterior eu falei sobre a Praça do Relógio astronômico de Praga.

Agora é a vez de contar um pouco sobre a Ponte Carlos!

Ponte vista à noite da margem do rio

Ponte vista à noite da margem do rio

Karlův most – Ponte Carlos

A Ponte Carlos é a mais famosa das pontes que conectam os dois lados da cidade sobre o rio Moldava.

Foi construída em pedra em 1357 e está lá, firme e forte, até hoje!

A ponte é muito bonita, e conta com um belo portão em cada um dos lados. Ao longo dela estão dispostas várias estátuas, que foram acrescentadas anos depois da construção da ponte.

Portão da ponte São Carlos

Portão da ponte São Carlos

Há uma estátua, no entanto, com uma lenda peculiar: a estátua de São João Nepomuceno. Este homem teria sido um confessor da rainha Joana de Baviera, ouvindo seus segredos e aconselhando-a. Em determinado momento, no entanto, o rei teria exigido que João Nepomuceno quebrasse o sigilo sobre as confissões da rainha. Diante de sua negativa, ele teria sido torturado, morto e jogado de cima da ponte.

Algumas lendas dizem que foi possível avistar a alma sair do corpo do homem após ser jogado, enquanto outras afirmam que cinco estrelas cercavam o corpo que boiava no rio, indicando que o assassinato teria sido obra do rei.

As histórias são meio loucas, mas acredita-se que tocar na estátua de São João Nepomuceno pode trazer sorte, e que aqueles que nela encostam sempre voltam à cidade.

Cidade velha vista da ponte São Carlos

Cidade velha vista da ponte São Carlos

Além das lendas (um pouco macabras) que cercam a ponte, há outros motivos para visitá-la. Além de linda por si só, a ponte permite uma bela vista do Castelo de Praga. Além disso, ela está sempre cheia de artistas de rua e vendedores (autorizados).

No verão os artistas ficam no local até mais tarde, garantindo um fim de tarde muito agradável ouvindo os músicos locais!

Ponte São Carlos

Vista da Ponte São Carlos

Dizem que os concertos dentro das igrejas da cidade são maravilhosos, mas as músicas ao vivo em diversos locais abertos estavam estupendas, e não achamos nenhuma boa justificativa para ouvir um concerto pago dentro das igrejas com tantos outros concertos acontecendo acontecendo gratuitamente sob o sol ou as estrelas!

Detalhe da entrada da ponte

Detalhe da entrada da ponte

A praça e a ponte são dois programas gratuitos, lindos, e que merecem ser vistos e vividos durante o dia e durante a noite!

Sem dúvida, imperdíveis.

Beijinhos,

Madame Brum

Não perca nenhuma novidade do blog!
Preencha seu nome e e-mail abaixo e receba as novas postagens diretamente em seu correio eletrônico.

Deixe uma resposta