Segredos para manter a dignidade: Primer de sombras

Olá, Madames!!

Há um tempo atrás eu falei sobre os primers para o rosto e suas utilidade: uniformizar a textura da pele, controlar a oleosidade de fixar a maquiagem.

Hoje o assunto são os primers para olhos!

Primer Potion Urban Decay - imagem de divulgação

Primer Potion Urban Decay – imagem de divulgação

Porque quando a gente faz uma maquiagem super elaborada, não queremos que ela escorra ou esmaeça antes da hora, né?

O que eu chamo de “manter a dignidade na cara” é manter a maquiagem praticamente intacta pelo maior tempo possível, evitando aquela aparência de fim de festa no meio do dia.

___

Nota importante: não estou dizendo, com isso, que para estar digna você tem que estar maquiada, ok? Estou dizendo que a maquiagem digna é aquela que fica do jeito que você a fez, ao invés de te trair e derreter pelo seu rosto ao longo do dia! A dignidade de uma pessoa nada tem a ver com a sua aparência.

___

Assim como os produtos para o rosto, o primer para olhos é essencial para fazer a maquiagem durar mais. Uma maquiagem de festa não pode dispensá-lo, e mesmo no dia a dia ele pode ser de grande ajuda.

Primer para olhos: o que é?

Primer Make B. O Boticário - imagem de divulgação

Primer Make B. O Boticário – imagem de divulgação

Trata-se de um produtinho, quase sempre transparente ou levemente esbranquiçado, que deve ser aplicado sobre as pálpebras móveis dos olhos.

Alguns primers já têm um pouco de cor, servindo como cor base para as sombras a serem aplicadas depois.

Pra que serve?

Agora vem a parte boa: o primer serve pra salvar sua maquiagem!!

Ele cria uma base sobre os olhos que aumenta a fixação dos produtos a serem aplicados. Funciona muito bem com sombras de todos os tipos e com lápis de olhos.

Com ele, a maquiagem que você faz pela manhã está praticamente intacta no final do dia, ainda que esteja calor ou que você tenha as pálpebras oleosas.

Por aumentar a fixação, o primer também potencializa as cores das sombras, já que permite que mais pigmentos fiquem aderidos à pele.

???????????????????????????????

Sombra MAC da paleta Pinkluxe com primer (acima) e sem primer (embaixo).

Isso significa que ele é a salvação para aquela sombra baratinha que você comprou mas que não gruda nos olhos de jeito nenhum!

Sabe quando você passa a sombra nos olhos e ela gruda em todos os lugares (testa, bochecha, nariz) mas as pálpebras continuam sem cor? Ou aquela outra que até fica no lugar na hora que você passa, mas algumas horas depois está toda acumulada nas linhas dos olhos? Pois é. O primer não deixa isso acontecer!!

Quando se usa sombras com muito brilho, principalmente, o primer é essencial para evitar que a purpurina se espalhe pelo rosto todo!

Quando o primer tem um pouco de cor, ele ainda serve com sombra.

Como aplicar?

É só pegar uma pequena quantidade com os dedos e espalhar por toda a pálpebra móvel.

Por aumentar a fixação, ele pode dificultar quando você for esfumar as sombras. Por isso não é aconselhável aplicar o primer além da pálpebra móvel, já que isso vai mais atrapalhar do que ajudar.

Espere secar um pouco (um minutinho, até menos) e aplique as sombras normalmente!

Diferenças: Primer x Potencializador de sombras

Você vai encontrar por aí alguns produtos vendidos como potencializador de sombras, e pode se confundir achando que se trata de um primer.

Primers e potencializadores são diferentes: enquanto o primeiro tem a função de aumentar a aderência e a duração maquiagem, o potencializador serve para deixar a cor da sombra mais forte. Ele não se compromete com uma duração maior da cor, mas quando usado sob a maquiagem deixa as cores mais vibrantes.

No fim das contas, o primer potencializa um pouco a cor da maquiagem, e o potencializador estende um pouco a duração da cor. Mas a menos que o produto seja um primer (ou fixador) associado a um potencializador, ele não está se comprometendo com as duas funções.

Cada um tem sua função e é bom saber a diferença para não se confundir na hora de comprar!

Dica Bônus (I)

Se estiver com dificuldades de esfumar entre a sombra e a pele natural, use um pouco de sombra de cor próxima à da sua pele para ter com o que misturar a borda da sombra.

Dica Bônus (II)

Se o seu corretivo costuma acumular nas linhas dos olhos ao longo do dia, use o primer pra olhos sob o corretivo e garanta uma maior fixação.

Beijinhos,

Madame Brum

Deixe uma resposta