Prazo de validade de maquiagens e cosméticos: cuidados e perigos!

Bom dia, Madames!!

prazo de validade

É muito comum comprarmos produtos de maquiagem, usarmos um pouco, guardar no fundo da gaveta e pegar pra usar de novo anos depois. Ouço muita gente dizendo que tem certo produtinho “há anos”, porque usa só em eventos festivos ou porque rende muito.

Mas isso é um problema!!

Cosméticos, assim como qualquer produto consumível, estraga!!

E mais: o prazo de validade estampado na caixa é válido apenas para o produto fechado.

prazo de validade brasil

Produto FECHADO válido até abril de 2017

Ou seja, depois que você abre, tem que contar o prazo de validade do produto aberto. Isso porque enquanto estiver fechada, a maquiagem não está com contato com ar, bactérias e sujeiras, mas depois de aberto vira um ambiente propício ao desenvolvimento de seres indesejados.

O maior problema é acumular bactérias nos seus produtos e depois decidir usá-los, aplicando-os nos olhos ou na boa, por exemplo! Não parece boa ideia, né?

Pra nos ajudar a entender a questão das validades, pedi ajuda pra Madame Gabi, que é farmacêutica e super cuidadosa com a qualidade dos cosméticos. Ela dá as dicas e informações que precisamos pra não nos prejudicarmos com produtos vencidos ou estragados, veja só:


Madame Gabi

Madame Gabi

Duração

“O prazo de validade, ou até quando podemos usar os nossos produtos com segurança, depende não só das características físico-químicas do produto, mas também das condições a que são submetidas por suas consumidoras. Já que essas condições podem levar a alterações do produto ou a uma contaminação microbiológica.

Em primeiro lugar é bom lembrar que os cuidados que serão citados são importantes para todos os produtos cosméticos, desde os produtos de corpo aos de rosto como as maquiagens. Mas, em se tratando de produtos que tem contato com os olhos, esses cuidados devem redobrados.

Armazenamento

A primeira coisa a ser avaliada para a boa conservação dos produtos cosméticos e maquiagem é a forma como são guardados.

Sobre o armazenamento adequado o ideal seria guardá-los em local fresco e seco. Ou seja, isso significa que o banheiro está longe de ser o melhor lugar para guardar nossos produtinhos de make.

Sei que é prático tê-los ali logo a mão, mas o banheiro é um local úmido e que esquenta bastante quando tomamos banho.Então, nada de guardar no banheiro. Aprendi a guardar no armário em uma cestinha de plástico ou em nécessaires, assim no momento do uso é só levar tudo para o nosso melhor espelho, que muitas vezes é no banheiro.

* Abrindo uma brecha no assunto, como farmacêutica, deixo o lembrete que essa dica vale também para os medicamentos. Nada de armazena-los no banheiro ou na cozinha.

Ainda no quesito armazenamento, aquelas que levam um kit básico para o trabalho: a não ser que o carro fique estacionado em um estacionamento coberto e fresco, não é nada legal deixar dentro do carro com temperaturas elevadas. Altas temperaturas (acima de 25 – 30ºC) podem provocar alteração das características físico-químicas e se o produto suar pode ocorrer o crescimento de microorganismos indesejados.

Limpeza

Outro cuidado importante é manter as embalagens dos produtos sempre limpas por dentro e por fora (com um papel toalha SECO já vale), usar esponjas e pincéis higienizados e guardados secos, aliás, aprendi que as esponjas são quase descartáveis (vale a pena trocar com frequência) e armazená-los de forma adequada já ajudam bastante na durabilidade dos produtos.

Não colocar o dedo sujo dentro da maquiagem é muuuito importante. Parece bobagem dizer isso, mas, no corre corre para se arrumar esses pequenos detalhes podem passar despercebidos.

As bancadas de banheiros podem não ser o local mais limpo para espalhar os produtos na hora da make. Então mais um item para cuidar do controle de intrusos nas maquiagens é o local onde colocamos os produtos durante o uso.  Espertas eram as vovós que tinham lindas penteadeiras no quarto!

A base líquida da MAC tem validade de 24 meses depois de aberta.

A base líquida da MAC tem validade de 24 meses depois de aberta.

Bom, com esses cuidados é possível manter a vida útil dos nossos produtos até a data de validade indicada pelo fabricante (que costuma ser de dois anos) e principalmente a segurança de nossas maquiagens.

Pontos importantes a serem observados:

– a maquiagem ou qualquer produto cosmético, não deve mudar de cor, cheiro, dar bolinhas ou separar em fases/camadas, se ocorrer, alguma coisa está errada e o produto não está mais adequado e seguro para o uso;

– se a data de validade indicada pelo fabricante do produto estiver escrita apenas na embalagem externa (aquela que a gente joga fora), vale a dica de fazer uma etiqueta e colar no produto. E usar apenas até aquele prazo se tudo se mantiver bem até lá; Até hoje eu me pergunto, porque vários fabricantes imprimem o prazo de validade apenas na embalagem externa, deveria ser na interna e na externa, e legível (sem precisar de lupa para ler rsrs).”

 


 

Dicas de quem entende!!!

Pra completar, é bom ficar de olho nos seguintes detalhes, que a Gabi já comentou:

– Se a sua base ou produtos líquidos está se separando em camadas, sendo necessário misturar para usar, provavelmente está estragada, desapegue (logicamente isso não se aplica aos demaquilantes bifásicos).

– Se qualquer cosmético apresentar mudança de cor, de cheiro ou bolinhas, ou estiver craquelando, é porque já esgotou sua vida útil.

– Muito cuidado com produtos vencidos ou estragados na região dos olhos e da boca! São regiões sensíveis e de grande irritabilidade.

– Cosméticos vencidos podem entupir poros, causar alergias, infecções e diversos probleminhas (ou problemões). Não preciso dizer que passar voluntariamente fungos e bactérias no rosto não é boa ideia, né?

– Os cosméticos brasileiros apresentam em suas embalagens o prazo da validade do produto fechado!

– Os cosméticos estrangeiros normalmente não fixam a validade do cosmético enquanto fechado. Ao invés disso, mostram em um símbolo a duração do produto após aberto, contado em meses, como na seguinte foto:

Validade produtos importados

Produto válido por 12 meses após aberto

 

– Duração média dos produtos após abertos:

• Rímel: 3 a 6 meses.

• Produtos em pó e lápis: 2 a 3 anos.

• Produtos líquidos: 6 meses a 1 ano.

Mas atenção! Esses prazos podem variar de acordo com a marca, com os cuidados no armazenamento e com as condições climáticas da região. A melhor coisa a se fazer é ficar de olho em qualquer mudança nas características do cosmético.

Ou seja: nada de querer “aproveitar” aquela base comprada há 4 anos e que está toda “craquelada” só porque foi cara, hein??

 

Beijinhos a todas e um agradecimento especial à Gabi pela super ajuda!!

Madame Brum

Não perca nenhuma novidade do blog!
Preencha seu nome e e-mail abaixo e receba as novas postagens diretamente em seu correio eletrônico.

One Reply to “Prazo de validade de maquiagens e cosméticos: cuidados e perigos!”

  1. Pingback: Vale a pena investir? | Madame Brum

Deixe uma resposta